Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Como estou conseguindo ficar mais saudável

Olá pessoas, como estamos passando? Espero que bem!

Foto: http://www.photl.com/


Vocês se lembram do post que fiz há uns 2 meses atrás? Falando um pouco de como gostaria de iniciar minhas atividades rumo a uma vida mais saudável? Se você não viu ou não se lembra, clica aqui para ver... Vai lá e volta que eu espero você...

Pois então, conforme o planejado naquela época, que seria ficar acompanhada pelo treinamento passado pelo instrutor por 2 meses, estou em fase de troca de atividades. Aprendendo novos exercícios, verificando o progresso da primeira etapa e traçando metas para a etapa 2 de ∞, achei interessante vir aqui falar um pouco de como foi para mim e o que de fato funcionou nos três pilares para uma vida saudável: alimentação, treino de hipertrofia e treino cardiovascular.

Bora?

Alimentação
Eu havia dito naquele post que já linkei que ainda não estava preparada para nenhum radicalismo do tipo "zero isso" ou "zero aquilo" e não menti. Continuo achando que viver uma vida equilibrada ainda é o melhor caminho. Mas como não confundir equilíbrio que te permite comer errado as vezes com auto-sabotagem e perda de efetividade no progresso? Sim, porque se tem algo que acredito é que somos muito capazes de ferrar com nós mesmos e inventar desculpas capazes de nos enganar.

De tudo que tentei, a maneira com a qual estou conseguindo controlar as "junk foods" é o que podemos chamar de "Agendamento das besteiras". Com isso, quero dizer que eu tenho os dias marcados no calendário nos quais eu me permito comer uma coisa ou outra que atrapalha a minha meta. Encontrei quatro vantagens para essa técnica:

- Aumento da força de vontade em controlar um desejo na hora de comer: eu sei que vai ter um dia no qual eu posso comer "aquilo".
- Redução da ansiedade quando como errado: não preciso "atacar" com todas as minhas forças, pois aquela não será a minha última oportunidade.
- Redução da vontade de comer a besteira: pois depois de tantos dias seguindo meus objetivos e me mantendo focada, depois de tanto esforço, eu penso 3x antes de sabotar tudo "só por um pedaço de chocolate". Quando a gente começa a ter o que perder, fica mais fácil resistir.
- Novos hábitos para o organismo: depois desses mesmos tantos dias a base de uma alimentação saudável, o nosso organismo já não se adapta tão bem às comidas pesadas, fazendo com que aquela "barra de chocolate" que adorávamos devorar, já não caia tão bem assim em tanta quantidade. Quanto mais tempo de novas regras, mas o organismo se adapta a viver bem e te ajuda a não querer as outras coisas.

O que tem funcionado para mim, é deixar esse "comer errado" para o final de semana. Mas já vou logo adiantando um caminho das pedras que percorri e aprendi com os meus próprios erros: Não é porque você vai comer uma besteira outra no final de semana que você vai se permitir "morrer de comer" besteira por tooooodo final de semana. O que funciona para mim é manter a alimentação tão saudável quanto nos dias úteis, mas me permitir aquele sorvete na sobremesa, ou se dá vontade de comer uma nacho com cheddar no cinema, melhor pular a sobremesa e guardar as calorias para o cineminha... Enfim, permita-se comer aquilo que está com vontade, mas não se deixe "compensar" todo o esforço que fez durante a semana. Isso só vai te deixar estagnada, já que tudo que ganha durante a semana, você perde no final de semana... Não me parece nada vantajoso.

Outra coisa, não se permita falar que o final de semana vai de sexta à domingo, ou pior ainda, que ele comece na quinta. Escolha um dia para comer uma coisa que quer, não todos os dias do final de semana para comer todas as coisas que você gosta!

Treino de hipertrofia
Para o treino de hipertrofia, não houveram grandes aprendizados, já que dos 3 pilares que resolvi estabelecer para o meu bem-estar, esse era o mais tranquilo para mim. Fiz como citei naquele post já linkado: tinha duas fichas ou treinos preparados pelo meu instrutor na academia (não dispense acompanhamento de quem entende), e eu as revesava durante a semana. Um dia de treino A, outro de treino B. Se por alguma vez não pudesse ir a academia, pulava aquele dia, mas mantinha o revesamento: se o último treino feito tivesse sido o A, o do dia era o B, independente de quando eu tinha feito o A.

Treinamento cardiorespiratório
Esse, sem a menor sombra de dúvidas, foi o maior dos desafios que encontrei durante a primeira etapa. Eu comecei revesando treinos de corrida em esteira com aulas de spinnig, mas sabendo que a minha maior dificuldade e vontade de progredir era na esteira, pois tenho muito pouco fôlego para correr. Em uma segunda conversa com o instrutor, fui orientada a fazer então somente a esteira, visto que correr é a minha maior vontade. Ele me ensinou que quando queremos fazer uma atividade com mais intensidade, temos que fazer um treinamento específico, por exemplo: ainda que natação seja uma ótima e completa atividade, não é porque você é um excelente nadador que terá preparo para pular corda, por exemplo. O que na minha cabeça faz todo sentido, visto que não tenho tanta dificuldade em qualquer outra atividade que já me propus a fazer quanto tenho para corrida. Então, larguei o spinning e fiquei somente no treinamento que determinava que eu teria que andar por tantos minutos, correr por tantos, andar, correr... Até fechar 30 minutos de atividade.

Confesso que não consegui chegar ao tempos máximos de corrida que foram estipulados, por isso, agora para a segunda etapa, ele já montou 2 treinos de corrida diferentes para que eu possa revesar, levando em consideração qual é o tempo máximo que eu consigo realmente executar. E separou em duas atividades por um simples motivo: nosso corpo se adapta! Vamos supor que você passe 1h em cima da esteira. É claro que te fará muito bem, mas por um tempo. Depois de um certo período (que varia de pessoa para pessoa), o seu organismo vai se acostumar a estar 1h ali, naquele exercício e então, você pára de ter dele uma resposta de aceleração do metabolismo. O seu gasto rotineiro de energia passa a contar com aquela 1h, em outras palavras, fica normal, seu corpo não responde àquele estímulo. As minhas atividades foram separadas em um treino de 25 minutos e outro de 40 minutos, no mesmo esquema do anda, corre, anda, corre.


E o que eu consegui com isso tudo? Perda de 2 kg de gordura e ganho de 1,200 kg de massa magra na última avaliação antropométrica (UHUUUUL ).

Tive, no meio do caminho, a vontade de começar a tomar alguma proteína pós-treino (Whey Protein), mas por questões de comparação, optei por só começar depois dessa avaliação. Assim, se o meu ganho muscular for a mesma coisa com e sem, não preciso investir sempre. Apesar de estar adorando não "ter" que comer assim que saio da academia. Depois de um tempo malhando todos os dias, frango e ovo começam a cansar!

Espero que tenham curtido o post. Estou aproveitando esse meu diário online para dividir com vocês o que funcionou para mim. Não se esqueçam de comentar, é a única maneira de eu saber se o conteúdo agrada ou não.

Até a próxima!

6 comentários :

  1. Mulher , amei teu blog.. O layuot dele é lindo .. Post falando sobre a vida saudável é bastante importante .. Com fé em Deus essa minha engenharia vai sair .. faltam poucos aninhos.. E sobre o cabelo, "mulé" .. aquele cabelo lá no blog não é meu. É um espaço que abro toda semana para cacheadas serem divulgadas lá.. meu cabelo esta no ombro.. parei de usar química a quase um ano, estou voltando aos cachos e com fé em Deus irei conseguir. rs Colocarei teu post aqui como favorito , vou sempre esta visitando você, colega de profissão. hihi

    beeijos

    www.noclosetdathi.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thiala. Obrigada pela visita

      Pois é, eu só vi que era espaço aberto para outra pessoa depois que cliquei no "Publicar" hehehe. Aí não quis fazer bagunça no seu blog hehehe

      Sobre o layout, que bom que gostou, troquei ele HOJE... Feedbacks são sempre bons!

      E da Eng... Tem hora que parece que a bichinha não vai sair né... Mas uma hora sai... Prova viva! hahaha

      Bjo

      Excluir
  2. Olá Lorena! Gostei muito do post. Achei bastante interessante, ainda mais que eu estou tentando levar uma vida mais saudável. Uma das coisas que mais me preocupam, é que eu sou louca por chocolate, ou seja, por doces. E não consigo me controlar!!! Esse post me deixou mais motivada agora!!! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucélia, nós sofremos do mesmo problema então... Doces são o meu fraco e o pior, é que são os piores né!!!
      Eu fico sempre de olho em blogueiras que compartilham fotos e dia a dia da vida saudável, para manter motivada. Aí, quando fico tentada na besteira, vejo aquela foto, daquele prato saudável e me controlo.

      Bjos. Obrigada por ter vindo e volte sempre

      Excluir
  3. Parabéns...
    Seus resultados estão melhorando hein...Preciso me motivar par fazer o mesmo...
    Te seguindo aqui..beijo
    http://jessicarayanedicas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica. Quando estamos motivadas, ninguém nos segura!!!
      Obrigada pela visita
      Bjo

      Excluir

O seu comentário é o meu termômetro de qualidade!
Me ajude a saber se as postagens estão agradando...
Enjoy