Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Estímulo para o treino cardiovascular - App de celular

Olá pessoas, tudo bem?

Continuando o meu compartilhamento de atitudes que vem dando certo para mim no mundo fitness, vim falar um pouco para vocês de um aplicativo para smartphone que estou adorando: o Nike Running!

Algumas telas do aplicativo

O Nike Running é um aplicativo que te permite mensurar suas atividades de caminhada e corrida, em ambiente aberto ou fechado, com música ou não, compartilhando no Facebook ou não. Você pode ainda escolher qual meta quer atingir durante a sua corrida: distância percorrida, tempo de atividade cronometrado ou escolher um recorde próprio para ser quebrado (esses recordes são gradualmente armazenados conforme você desenvolve a sua atividade. São parâmetros como 1 km percorrido mais rapidamente, 1 milha mais rápida e etc.)

Porque acho estimulante usar esse recurso? Porque entendo que quando você tem medidas que te façam perceber se você está indo bem ou não, são gerados estímulos de todas as formas: se estiver indo bem, vai querer continuar assim, cada vez mais. Se não estiver indo bem, não vai se enganar e gastar energia a toa, mas sim correr atrás de melhorar o que está precisando.

Principalmente quando estamos fazendo exercícios ao ar livre, que não temos o painel da esteira para dar uma noção. Mas além disso, você ter o controle e histórico de tudo que está fazendo é muito estimulante. Poder ver o progresso é muito bom!

Porque o Nike Running: Porque fiz teste com outras opções, inclusive com aquele mais famoso que as pessoas andam compartilhando nas redes sociais, e achei a precisão da distância no Nike muito mais confiável, principalmente para treinamento indoor. Ele te pede informações de como estará posicionado o celular no seu corpo (mostro detalhes nos prints de tela daqui a pouco) e faz uso do acelerômetro do seu celular para perceber os seus movimentos, trazendo assim a vantagem de não ser dependente do sistema de GPS do aparelho.

Além disso, a configuração da corrida é muito mais rápida e fácil. Permite armazenar informações pós-treino como "Humor ao terminar a corrida", "Modelo de tênis que estava usando" e "Anotações", para que seu histórico do exercício fique bem completo.

Uma coisa que eu sei que ele permite, mas não poderei ensinar pois ainda não usei, é criar desafios para que você possa convocar seus amigos a participarem. Algo do tipo: "Vamos ver quem corre mais em 1h?" ou "Quem corre 5km mais rápido". O aplicativo sincroniza seus contatos de celular e Facebook para que você possa se conectar com os amigos e desafiá-los.

Telas do aplicativo

A acuracidade do aplicativo eu testei fazendo uma corrida de 30 minutos em esteira e comparando a distância percorrida indicada pela esteira e pelo aplicativo. Foi configurada uma corrida em ambiente interno, com o celular em braçadeira no braço esquerdo e eu coloquei a braçadeira dessa maneira:

Posição da braçadeira: Logo abaixo do cotovelo

Agora, para vocês conhecerem um pouco mais e melhor o aplicativo, vou mostrar como eu configurei uma corrida:

Configurações iniciais da corrida. Na tela inicial, toque no bonequinho correndo no canto direito superior da tela

Configurações extras da corrida

Após essas configurações e iniciada a corrida, você ouvirá durante alguns marcos seus, incentivos do aplicativo: quando você bater a marca de 1 km, de 1 milha, quando tiver a melhor velocidade registrada. Essas coisas.

Então, corrida pausada:

Hora de finalizar a corrida: Deslize para encerrar a corrida

Hora das configurações pós-treino (após o "Deslize para encerrar a corrida"), para deixar seu histórico mais completo. As imagens falam por si só:

Registros pós-treino. Depois, basta concluir

Por hoje é isso, espero que tenham gostado e que se continuem animadas a se cuidarem.

Para baixar no seu Android: Nike Running para Android

Para baixar no seu iOS: Nike Running para iOS

Eu utilizo o aplicativo em um Samsung Galaxy S2.

4 comentários :

  1. Vou baixar esse aplicativo pra ver se eu crio vergonha na cara pra me exercitar kk

    Beijoos, Ana Carolina!
    simplesglamour.blogspot.com
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza ajuda Ana. Eu fico igual criança pensando "Nossa, andei tantos km hoje" hahaha. E aí vou sempre querendo fazer mais.
      Obrigada pela visita
      Bjos

      Excluir
  2. Oie, ahh que ótimo, tava querendo um app desse mesmo!
    beijos

    www.izabellagrimaldi.com

    ResponderExcluir

O seu comentário é o meu termômetro de qualidade!
Me ajude a saber se as postagens estão agradando...
Enjoy