Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Sobre filmes que saem de livros... E vice-versa

Olá pessoas, tudo bem? Espero que sim!

Classifiquei esse post de hoje na Tag Conversa Fiada, afinal, é realmente só um bate papo e minha necessidade de ouvir outras opiniões. Mas, na verdade, seria perfeitamente viável que existisse uma tag "Desabafo" só para esse assunto... Sem entender? Ok, vamos começar do começo, né?

Há um tempo atrás eu estava em busca de uma leitura leve e romântica, que me prendesse apenas para ler coisas bonitas. Sem muitas indicações, somente lendo de contracapa em contracapa dentro da livraria, resolvi comprar o livro Para Sempre, de Kim e Krickitt Carpenter:

Sinopse do livro:

A vida que Kim e Krickitt Carpenter conheciam mudou completamente no dia 24 de novembro de 1993, dois meses após o seu casamento, quando a traseira do seu carro foi atingida por uma caminhonete que transitava em alta velocidade. Um ferimento sério na cabeça deixou Krickitt em coma por várias semanas. Quando finalmente despertou, parte da sua memória estava comprometida e ela não conseguia se lembrar do seu marido. Ela não fazia a menor ideia de quem ele era. Essencialmente, a "Krickitt" com quem Kim havia se casado morreu no acidente, e naquele momento ele precisava reconquistar a mulher que amava.

Para sempre é uma história verdadeira sobre a reconstrução de um casamento depois de um evento traumático que poderia ter feito a maioria das outras pessoas desistir, mas que para ele foi a chance de um novo começo.
Fonte: Contracapa do livro

Minha leitura correu bem, cumpriu exatamente o papel que eu esperava que ela cumprisse. Fiquei sabendo da existência do filme, mas não me interessei em vê-lo logo de cara.

Pois bem, ontem, eis que a vontade de viajar em romances voltou e eu resolvi assistir ao filme, cujo nome é o mesmo do livro, se traduzido. O título original: "The Vow" (não vou discutir por enquanto essa questão de traduções sem sentido no título dos filmes). E foi então que eu comecei a entender porque amantes de livro e cinema ficam tão revoltados de verem suas obras passando de uma mídia a outra.

Sinopse do filme:

Paige e Leo (Rachel McAdams e Channing Tatum) formam um feliz casal recém-casado cujas vidas são transformadas por um acidente de carro que deixa Paige em coma. Ao acordar com uma perda de memória severa, Paige não se lembra de Leo, mas apenas da confusa relação com seus pais (Sam Neil e Jessica Lange) e do ex-noivo (Scott Speedman) por quem ela talvez ainda sinta algo. Apesar destas complicações, Leo luta para conquistar seu coração novamente e reconstruir seu casamento.
Fonte: http://www.interfilmes.com/filme_25469_Para.Sempre-(The.Vow).html

Pois bem, ambos dizem ser baseado em fatos reais, mas, o nome dos personagens são diferentes, a profissão dos personagens são diferentes, o tal acidente é diferente (ambos de carro, mas em condições completamente diferentes: um na estrada, outro na cidade... Enfim), o livro não cita nenhum ex-noivo, o filme traz uma briga da moça com os pais que nada tem a ver com o livro, sequer as condições que ela acorda do coma são as mesmas... Enfim, não sei como descrever mais o quão diferente são um do outro, sem ser (muito) spoiler. E então fico me perguntando: Se ambos são baseados em fatos reais mas possuem fatos tão diferentes, qual é fiel à realidade? Ok, é só baseado, ou inspirado, não quer dizer que a história real tenha elementos que aparecem nem em um e nem em outro, mas poxa, precisava ser tão diferente em detalhes tão gritantes?



Cinéfilos e leitores assíduos, por favor, me deem a opinião de vocês! Foi a primeira vez que me deparei com essa situação, de ler e assistir a mesma história. Como disse, sempre ouvi reclamações, mas nunca havia vivido. Como lidar? Assistir sem tentar associar? Ou ficar revoltado toda vez? Sério, me contem como vocês lidam com isso. Porque a gente cria um vínculo com os personagens e depois se depara com outros completamente diferentes!

Vale deixar claro que eu gostei do livro e gostei do filme, ambos leves e que permitem dar uma viajada, sentir o romantismo.

Até a próxima!

8 comentários :

  1. Eu já assisti esse filme e o livro eu não o li ainda, infelizmente!
    Mas lendo seu post sobre ambos também fiquei a pensar, porque fazer um filme e escrever um livro da "mesma história" e no final nada confere uma com a outra? É meio que estranho mesmo, com certeza teria a mesma reação que você. Assim que ler o livro vou entender ou tentar entender o que fizeram. ..rs

    Super beijo
    www.leyareismk.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Leya, coitado do namorado, que ficava ouvindo o filme todo: "Ai, nada a ver", "De onde tiraram isso" hahahaha

      Quando ler, me conta se sentiu a mesma coisa
      Beijo e obrigada pela visita

      Excluir
  2. Só posso dizer que esse ator é bonito demaaaais! hahahaha sou fã, sério.

    www.perspectivacriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nisso você está certa, Giovanna... Como diria vovó: Um pão
      hahahahah
      Bjo

      Excluir
  3. Só li o livro e não gostei muito, dai nem fiquei interessada em assistir o filme... Mas acho que o livro é mais fiel com a realidade, o filme só é baseado no livro, acho que nao nos fatos... Sei lá, fiquei confusa agora! haha

    Estou seguindo e curtindo, passa no meu blog também??
    http://stayawake-blog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou passar lá sim, Fernanda. Obrigada pela visita!
      Recebi um comentário no G+ que faz todo sentido: acho que o livro é sempre mais interessante porque mantemos a liberdade de "criar um filme" na nossa cabeça. O filme é a visão de outra pessoa sobre os faots!
      Beijo

      Excluir
  4. Mulheeer eu morro de raica toda vez que vou assistir um filme e já li o livro. Acho que é regra, o livro é sempre meelhor! Mas é a vida, já me conformei com essa verdade :/ kkkk

    Beijoos, Ana Carolina
    simplesglamour.blogspot.com
    Instagram e Twitter: @simplesglamour

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehehe Tem que se conformar e curtir o melhor das duas partes, né Ana!?
      Beijo

      Excluir

O seu comentário é o meu termômetro de qualidade!
Me ajude a saber se as postagens estão agradando...
Enjoy